Autores de Jundiaí transformam Monteiro Lobato em mangá

Projeto foi premiado por programa de incentivo à cultura e tem previsão de lançamento em fevereiro de 2020. Personagens estão sendo revelados aos poucos!

A Menina do Nariz Arrebitado

A Menina do Nariz Arrebitado foi o primeiro livro escrito por Monteiro Lobato em 1920, contando as primeiras aventuras da menina Narizinho e da boneca Emília.

Agora, após 100 anos de sua publicação, um grupo de autores de Jundiaí-SP prepara uma releitura inusitada do clássico em estilo mangá!

Personagens com olhos grandes, acabamento em preto e branco, leitura da direita para esquerda e linguagem cinematográfica são algumas das características que compõem o mangá, estilo de história em quadrinhos desenvolvida no Japão que conquistou crianças, jovens e adultos do mundo todo.

Segundo o idealizar da obra, o jundiaiense Fernando Luís Silva, a iniciativa surgiu para para levar todo o encanto e a magia do maior ícone da literatura infantil brasileira para as novas gerações de leitores.

Após ser integrada ao Reinações de Narizinho, o livro A Menina do Nariz Arrebitado passou por diversas transformações, mas nos baseamos no texto original publicado em 1920 para recontar uma história do Lobato que já não era mais contada às crianças” – diz Davi Simão Junior, responsável pela adaptação do texto.

Narizinho
Narizinho foi a única personagem com design revelado até agora

Quando as pessoas pensam em mangá do Monteiro Lobato, logo imaginam que o Pedrinho vai virar um ninja, o que seria um absurdo!” – diz o ilustrador Renato Martins Zacarias, responsável pelo desenho da obra. “Desde o início, nossa preocupação foi utilizar os elementos que tornam o mangá uma linguagem atrativa e universal para contar uma história 100% brasileira” –  completa.

O projeto foi possível graças ao patrocínio do Programa Municipal de Estímulo à Cultura – PROESC da Prefeitura Municipal de Jundiaí.

A previsão é que a obra seja lançada em fevereiro de 2021 em um evento 100% on-line devido as medidas de restrição de aglomeração adotadas pelo município de Jundiaí em prevenção a COVID-19.

SERVIÇO:

Título: A Menina do Nariz Arrebitado (Baseado na Obra de Monteiro Lobato)
Autores: Davi Simão Junior (roteiro) | Renato Martins Zacarias (arte)
Editora: Livre Saber e Arte
Previsão de lançamento:  fevereiro de 2021 (Volume único)
Mais informações: Site oficialInstagram
E-mail: contato@meninadonarizarrebitado.com.br


Fontes: Release para imprensa, Site Oficial


Narizinho e personagens do sítio

SOBRE A MENINA DO NARIZ ARREBITADO EM MANGÁ

A Menina do Nariz Arrebitado é uma releitura do clássico de Monteiro Lobato em histórias em quadrinhos que utiliza o estilo mangá para levar todo o encanto e a magia do maior ícone da literatura infantil brasileira para as novas gerações de leitores.

ROTEIRO

O texto original foi adaptado pelo jundiaiense Davi Simão Junior. O autor já escrevia suas histórias desde a infância, mas foi em 2017 que entrou para o mercado literário, quando seu conto Ziddy e a Semente do Dragão foi selecionada para o livro As Lendas de Colina. De lá para cá, o escritor teve obras publicadas nos livros Em Busca da Terra do Nunca, Apocalipse e Se Toca. Davi ainda é publicitário e ator, utilizando sua paixão e a sua profissão para manter sua imaginação sempre aquecida para criar novas histórias.

DESENHO

O desenho do mangá foi criado pelo ilustrador itupevense Renato Martins Zacarias. Desenhista profissional desde 2012, sua paixão por desenhos começou graças às manhãs de sábado assistindo desenhos e rabiscando as paredes da casa da mãe. Além de experiências em agências de publicidade, Renato também é professor de desenho, o que permite expandir sua técnica original para uma nova geração de artistas.

A arte-final ficou a cargo da paranaense Patrícia Haruno, que atua na área em Jundiaí há mais de 7 anos como Ilustradora e professora de desenho. Além do domínio em diversos softwares de ilustração para arte digital, ela adora desenvolver técnicas com novos materiais para arte manual. Desde abril deste ano ela desenvolve um projeto no Youtube para ensinar as crianças a desenharem personagens com técnicas simples.

EDITORA

A obra é fruto da iniciativa do jundiaiense Fernando Luís Silva. Amante da literatura, o produtor editorial e gráfico tem mais de 18 anos de experiência na área. Ele fundou a Livre! Saber e Arte em 2013, voltada a atender o mercado por meio da prestação de serviços editoriais e de comunicação trazendo a experiência adquirida em projetos à empresas, instituições e autores de Jundiaí e região.

O projeto foi possível graças ao patrocínio do Programa Municipal de Estímulo à Cultura – PROESC da Prefeitura Municipal de Jundiaí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *