JAM Project: 20 músicas para festejar o aniversário de 20 anos da banda!
Confira as músicas, vídeos e clipes de maior sucesso dos últimos 20 anos e recorde um pouco da história da banda.

No dia 19 de julho de 2000, nascia o Japanese Animesong Makers Project, ou como ficou conhecido: o JAM Project, maior banda de animesongs já criada.
A banda foi idealizada por nada mais nada menos que Ichiro Mizuki, conhecido como “O Rei dos Animesogns” em uma tentativa de reação à indústria fonográfica japonesa.
Desde que os animes, tokusatsus e demais produtos da cultura pop japonesa surgiram, cantores e compositores compunham músicas especialmente para essas produções, dando origem ao gênero “Animesong”.
Porém, a partir dos anos 90, a indústria começou a utilizar as aberturas de anime como propaganda de seus cantores, colocando músicas que em nada tinham a ver com o tema do anime ou tokusatsu em questão.
Assim, Ichiro Mizuki reuniu um time vocal com os maiores cantores de anime dos anos e formou o JAM Project. A ideia era que com verdadeiros titãs produzindo novas canções, a indústria percebe-se o valor do animesong e o gênero não morresse.
FORMAÇÃO
A primeira formação da banda era formada por:

• Ichiro Mizuki: conhecido como “Rei do Animesong”, gravou, entre outros, temas de Mazinger Z, Lupin III e Spielvan;

• Hironobu Kageyama: conhecido como “Príncipe do Animesong”, gravou, entre outros, temas de Dragon Ball Z, Os Cavaleiros do Zodíaco e Changeman – leia mais sobre ele aqui;

• Eizo Sakamoto: um dos maiores cantores de heavy metal do Japão, é o fundador da banda Animetal, que adapta diversos animesongs para heavy metal;

• Rika Matsumoto: dubladora do Ash Ketchun, gravou, entre outros, temas de Pokémon, Kamen Rider Ryuki e Ultraman Neo;

• Masaaki Endoh: conhecido como “Leão do Animesong”, gravou, entre outros, temas de Street Fighter Victory, Abaranger e Ultraman Z;
Após alguns anos, Ichiro Mizuki, Eizo Sakamoto e Rica Matsumoto deixaram a banda. Novos integrantes formam a versão atual:

• Hiroshi Kitadani: gravou temas de One Piece, Ryukendo e Kamen Rider Ryuki;

• Masami Okui: gravou temas de Yu-Gi-Oh, Utena e Slayers;

• Yoshiki Fukuyama: gravou temas de Macross 7;

• Ricardo Cruz: brasileiro, gravou temas de Hunter x Hunter, Os Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Super.
MÚSICAS
Hoje, a banda segue firme e forte na ativa, gravando diversos temas de anime, tokusatsu, games e canções próprias em diversos idiomas, entre eles japonês, inglês, chinês e português, emocionando fãs em todo o mundo!
O JAM soma dezenove álbuns e sessenta e oito singles lançados, além de boxes especiais, shows para home-vídeo e diversos outros materiais.
Para comemorar o aniversário de 20 anos da banda, selecionamos 20 canções que fazem parte de sua história. Go, go, gong!
1 – CRUSH GEAR FIGHT
2 – HAGANE NO MESSIAH
3 – SKILL
4 – Nageki no Rosario
5 – VICTORY
6 – GONG
7 – Garo ~SAVIOR IN THE DARK~
8 – Battle Communication!!
9 – Neppuu! Shippuu! Cybaster
10 – Break Out
11 – No Border
12 – Rocks
13 – HERO ~ portuguese version ~
14 – Sempre Sonhando
15 – Rescue Fire
16 – Vanguard
17 – Nine Cyborg Soldiers
18 – Wings of the legend
19 – The Hero
20 – Hagane no Warriors
E você? nesses 20 anos de JAM Project tem alguma história para contar para a gente? Deixe nos comentários alguma lembrança ou algo curioso que a banda te lembra.
Amo o Jam!! Melhor banda que existe!! Tomare que voltem logo pro Brasil! Excelente setlist